Reformar a educação por MP é absurdo completo
Não há dúvidas de que a educação básica no Brasil precisa ser reformada (como precisa ser reformada também a Universidade). A qualidade do ensino público é baixíssima no país, e inteiramente inadequada aos desafios do século XXI. A escola brasileira precisa sofrer uma grande transformação, imprescindível para qualquer processo de desenvolvimento nacional.
Essa reforma, entretanto, não pode ser feita com uma canetada, sem nenhum processo de discussão com a sociedade, com os educadores e com indivíduos e organizações que entendem do assunto ou são diretamente afetados pelas mudanças.
Querer fazer uma reforma dessa magnitude através de uma Medida Provisória é o cúmulo do autoritarismo. É preciso que a sociedade brasileira se mobilize para que o Governo Temer retire a MP da reforma do ensino médio. Não é dessa forma unilateral e autoritária que a educação brasileira terá a transformação virtuosa que precisa.
É preciso haver um debate amplo com a sociedade sobre o ensino que queremos para nossas crianças e nossos jovens. E este governo não tem as condições – e nem demonstra o interesse - de levar a cabo esse debate.
A melhor forma de iniciar essa discussão seria em um processo eleitoral em que as candidaturas apresentassem suas propostas e o debate fosse daí germinado, para prosseguir de forma ampla na sociedade sob a condução de uma liderança política legitimada pelas urnas.
Reformar a educação por Medida Provisória não dá! Eleições Gerais Já!